PROJETO BULLYING
PROJETO JARDIM ESCOLAR SUSTENTÁVEL
--------------------------------------
PROJETO CAPTAÇÃO DA ÁGUA DE CHUVA
PROJETO JARDIM ESCOLAR SUSTENTÁVEL
--------------------------------------
PROJETO CAPTAÇÃO DA ÁGUA DE CHUVA
Alunas do ensino médio desenvolveram
o projeto de Captação de água de chuva
para a irrigação da horta e do jardim sensorial
PROJETO PROFISSÕES
O projeto “Profissões” é realizado na EE “Prof. Rogério Lázaro Toccheton” desde 2013, apresentado aos alunos diferenciando as áreas de conhecimento : exatas, humanas e biológicas.
O resultado foi o aumento de alunos ingressantes nas mais diversas universidades, e a frequência desses alunos à escola para motivar os demais.
Devido a isso, o projeto foi estendido também para os 9º anos do EF , 1ª e 2ª séries do EM, totalizando uma média de 680 alunos.
O projeto começou no 1º bimestre de 2017 com Palestras sobre Orientação Profissional, com os Psicólogos Angélica Cristina Soares e Marcos Rafael Soares, onde se explicou sobre os programas do governo Federal ( ENEM, PROUNI,SISU, FIES) e as áreas de conhecimento de cada profissão, tipos de graduação e pós graduação, carreira acadêmica e não acadêmica , mercado de trabalho.
No 2º bimestre houve palestras sobre “ 10 passos para o sucesso” e Empreendedorismo com o startup Alessandro Belon, palestra de motivação e incentivo a não desistir dos seus sonhos.
Há outras parcerias atreladas ao projeto como a Clínica Orthodontic, onde o Dentista Dario Mazzi Jr., realiza palestras juntamente com outras áreas médicas, e convida-os a estagiar e vivenciar o dia a dia de cada área clínica.
Também participaram da Feira de Profissões em Campinas, UNIEXPO no final do mês de abril, e no 2º semestre haverá ainda outras feiras, como as da UNICAMP , CEUNSP e FATEC, além da visita no SENAI – ITU, para os alunos dos 9º anos, 1ª e 2ª séries do EM.
Em agosto todos os alunos envolvidos, farão um teste vocacional aplicado pela Coordenadora do Ensino Médio na Sala de Informática da escola, e em seguida com parceria da CEUNP de Itu-Salto, ocorrerá um simulado de vestibular para todos os alunos do EM, com devolutiva dos resultados, sendo que os melhores ganharão bolsas de estudo.
Haverá seminários apresentados por alunos do EM e ex alunos que já estão cursando uma Universidade e uma feira de profissões com os alunos e os pais dentro da Escola, apresentando as mais diversas áreas do trabalho e campos de atuação.
É um Projeto permanente que ocorre durante o ano.
________________________________________________
PROJETO HORTA ESCOLAR SUSTENTÁVEL
(amostragem)
A educação ambiental é um dos conteúdos mais importantes a serem explorados dentro da escola. A relação com a natureza, sustentabilidade e práticas cotidianas fazem sentido quando são contextualizadas. Esse projeto de horta escolar l, mesmo sendo uma pequena amostragem, aproximam os alunos da realidade,
fazendo com que criem hábitos sustentáveis e ecologicamente corretos.
O Objetivo é utilizar-se da amostragem de uma horta escolar sustentável como eixo gerador de uma prática pedagógica mais participativa, possibilitando aos educandos vivenciar a importância de melhoria das questões ambientais, criando espaços para discutir esses sócio ambientais, formando indivíduos conscientes, críticos, questionadores, e multiplicadores dessas mudanças na cultura da comunidade.
fazendo com que criem hábitos sustentáveis e ecologicamente corretos.
O Objetivo é utilizar-se da amostragem de uma horta escolar sustentável como eixo gerador de uma prática pedagógica mais participativa, possibilitando aos educandos vivenciar a importância de melhoria das questões ambientais, criando espaços para discutir esses sócio ambientais, formando indivíduos conscientes, críticos, questionadores, e multiplicadores dessas mudanças na cultura da comunidade.
“a Educação Ambiental e Alimentar precisa fazer parte do cotidiano escolar, para refletir sobre questões atuais e pensar em que mundo se deseja viver, e,
então, por em prática a máxima do pensamento ecologista mundial de poder agir
local e pensar global”., Segundo Moreira
então, por em prática a máxima do pensamento ecologista mundial de poder agir
local e pensar global”., Segundo Moreira
“... A horta é um instrumento lúdico que auxilia os educadores na tarefa de conscientizar as crianças e adolescentes quanto à necessidade de práticas alimentares mais saudáveis, quanto ao fortalecimento das diversas culturas regionais do país e das possibilidades de aproveitamento integral dos alimentos que consumimos...” (retirado do site www.educandocomahorta.org.br).
O projeto Horta Sustentável começo a ser desenvolvido em 2011,
e se tornou um Projeto Permanente da Escola
_____________________________________________________
PROJETO NOVA HORTA SUSTENTÁVEL O novo Projeto da Horta Sustentável, começou a ser desenvolvido no 2º semestre de 2017 , com os alunos do Grêmio Estudantil.
Nesse novo conceito de horta, a cultivo de verduras foi substituído porErvas Medicinais, Temperos e Ervas aromáticas além de alguns alimentos.
Temperos :
manjericão, manjerona, orégano.
tomilho, salsinha, cebolinha,
cebolete, açafrão, gengibre,
pimenta, salvia
Ervas medicinais :
doril, anador, carqueja, erva doce,
ora pro nobis, babosa, estomalina,
cavalinha, arnica ,melissa, capuchinha,
poejo, cavalinha, boldo, cidreira
Ervas aromáticas :
arruda, insenso, lavanda
Outros
chuchu, beringela, tomate cereja,
batata doce, framboesa, melão
Início do cultivo em ago/set
no mês de dezembro
__________________________________________________
PROJETO ALIMENTAÇÃO E SAÚDE
O Projeto Alimentação e Saúde é desenvolvido na E.E. Prof. Rogério Lázaro Toccheton, em Itu, desde 2003, e teve início nas aulas de Educação Física, com a professora da disciplina na época, Milva Regina Guarnieri Savi - que hoje é Professora Coordenadora do Ensino Médio -, se estendendo, posteriormente, para todas as outras disciplinas.
Cabe à escola em questão o papel de ensinar a importância dos alimentos para a saúde e orientar as crianças e adolescentes sobre o consumo de alimentos inadequados, além do oferecimento de uma merenda e uma cantina escolar com opções saudáveis, adequadas e que não contribuam para a obesidade infanto-juvenil.
Em 2007, A escola implantou a adoção do cardápio saudável da cantina escolar, de acordo com a Portaria Conjunta COGSP/CEI/DSE de 23 de março de 2005, da Secretaria Estadual da Educação do Estado de São Paulo.
A partir de 2017, sob a orientação das Professoras Coordenadoras do Ensino Médio e Fundamental, o Projeto teve início no mês de março, e se estenderá até a semana que antecede o Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro e estão sendo realizadas diversas atividades sobre os temas alimentação saudável, higiene e prática regular de atividades físicas, nas disciplinas de Educação Física, Arte, Inglês e Língua Portuguesa. Os alunos dos 6ª anos do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, participam do Projeto apresentando nas mais variadas formas suas pesquisas, estudos e vivências.
O Alimentação e Saúde é subdividido em várias frentes: Projeto Master Chef, Seminários, Palestras apresentadas pelo EM para os alunos do EF, Exposição de Trabalhos, Atividades Físicas Recreativas e Esportivas, Avalição Biométrica e IMC e, por fim, a Pirâmide Alimentar.
https://www.youtube.com/watch?v=z3iTyfuJ_qg&t=126s
O adiantamento do início do projeto, que antes era realizado entre agosto e outubro, se deu pela quantidade de alunos novos que a escola recebeu esse ano. Esses alunos ainda não estavam habituados com os costumes alimentares que a escola fortalece a cada ano. No entanto, em poucas semanas de desenvolvimento do projeto, os novos alunos se adequaram aos novos hábitos alimentares que a escola promove. Em 15 dias foi notado a diferença, até mesmo pelos lanches que eles trazem de casa.
Metas a serem alcançadas
Atividades programadas para o 2º semestre de 2017
As atividades do projeto Alimentação e Saúde continuam de agosto a outubro:
- Alunos das 3ª série do EM Ensino Médio farão apresentação do projeto e exposição dos trabalhos, que elaboraram nas aulas de Língua Portuguesa e trabalharam com os alunos da escola , na Reunião de pais e mestres de agosto com conscientização e orientações sobre alimentação saudável em casa e na escola;
- Atividade física : Agita galera : última sexta-feira de agosto
(http://portalagita.org.br/pt/agita-sp/agita-galera/apresentacao.html)
- Palestras com médico, dentista, nutricionista e fisiologista para alunos do ensino médio e fundamental durante o 3º bimestre;
- Atividades na horta da escola : amostragem do cultivo da terra semeando algumas hortaliças, temperos e ervas com alunos do ensino fundamental;
- Montagem das piramides alimentar e da atividade física
- Avaliação Biométrica e IMC de todos os alunos.
Encerramento do projeto : 16 de outubro - Dia Mundial da Alimentação
Neste dia haverá um lanche saudável comunitário onde os alunos trazem de casa e também preparam na escola um salada de frutas e sucos e participam de atividades físicas e recreativas.
Haverá Exposição de Trabalhos sobre alimentação saudável, atividades físicas e higiene.
Disciplinas envolvidas :
ARTE, EDUCAÇÃO FÍSICA, INGLÊS, LÍNGUA PORTUGUESA E LIBRAS
______________________________________________________
PROJETO CORAL "RLT" - 2017
O Coral é composto por alunos do EM e EF .
É o protagonismo juvenil se fazendo presente na escola , tanto na regência, como na escolha das músicas ,incentivando novos alunos a participarem com o intuito de melhorar o respeito, a diversidade e a cultura .
São 40 alunos , com vozes e instrumentos, que se apresentam em reuniões de professores, reunião de pais, Diretoria de Ensino , Palestra como Secretario Nalini, Secretaria da Educação, APAE , e em outros eventos em Itu e região
______________________________________________________
PROJETO TECNOLOGIA NA ESCOLA
O projeto visa tornar as aulas mais interativas e dinâmicas, com o uso de mídias e tecnologias, como Lousa Interativa Digital, sala de informática, tvs, sons, datashows, notebooks
De acordo com a diretora Edicéia, "este é um novo avanço da Escola Rogério em direção a modernidade, buscando recursos inovadores para que se atinja a eficácia no processo ensino aprendizagem".
___________________________________________________________________________
PROJETO INTERVALO
NA BIBLIOTECA
O Projeto é coordenado por professores , alunos e Grêmio Estudantil, onde 2 vezes
por semana é aberta a Bibliotecos 3 períodos, para que os alunos possam ler e emprestar livros para levar para casa.
Começou timidamente e foi ganhando força o interesse pela leitura, e agora é um suceso.
A iniciativa da Biblioteca foi atrelar ao
Projeto DIA DE LER TODO DIA.
__________________________________________________
PROJETO NASCENTES
“ Pontinha
uma Nascente em meu Bairro”
O projeto “ Pontinha, uma nascente em
nosso bairro” nasceu a partir de uma parceira feita pela Secretaria do Meio
Ambiente do município de Itu- SP com a Diretoria Regional de Ensino de Itu, que
tem como objetivo a preservação das nascentes da cidade proporcionando às
futuras gerações fontes de água para a manutenção do desenvolvimento do
município.
A
necessidade de ampliar o diálogo entre a escola, a sociedade e assim, introduzir
os alunos sobre os desafios da preservação das nascentes do município como
maneira de criar condições necessárias para viver em um ambiente sustentável e
economicamente viável.
Atividades
- Plantio
de Mudas
- Mapeamento
Cartográfico
- Medição
da Vazão da nascente.
- Produção
Literária e Artística
- Estudo
Geológico
- Maquetes
de projetos urbanísticos sustentáveis.
-
Levantamento florístico de espécies endêmicas.
- Seminários,
Palestras e Fóruns de debates.
Professor Pedro com os alunos dos
7º anos
no local
escolhido para plantio de mudas
Ponte que liga o Bairro São Luis
ao Bairro Jardim Aeroporto
que dá nome ao Afluente
______________________________________________________
A Escola Rogério participou da II Feira de Ciências e I Feira da Matemática da DER Itu, no CEUNSP, em dezembro de 2017 , com os alunos do EF e EM.
Professor de Química Tomaz Bortoletto e a aluna da 3ª série A, Heloísa Borges obtiveram o primeiro lugar, com o Projeto sobre "Investigação forense e pericia criminal" ,
PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Alunos doS 9º anos , estiveram em novembro de 2017,
na Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Itu, Parque Taboão, onde receberam o Certificado de Capacitação de Agentes Socioambientais,
pela implementação do Projeto Educação Ambiental na escola.
O projeto visa contribuir para a resolução dos problemas ambientais com o objetivo de estabelecer o desenvolvimento sustentável no futuro. Na Escola, esses alunos promoveram palestras para outras turmas , onde orientaram sobre a importância do "Cuidar para não faltar", e implementaram lixeiras de lixo reciclável em cada sala de aula.
Os alunos dos 9º anos do EF , desenvolveram outros 5 Projetos na escola ligados ao Meio ambiente, que também foram apresentados na IFCIÊNCIA ,em outubro de 2017, sob a orientação dos Professores Kelsen e Mariana :
______________________________________________________
PROJETO MEIO AMBIENTE
Realizado desde 2016 com os alunos dos 9º anos do EF
e 1ª série do EM.
e 1ª série do EM.
Em 2017 o Projeto foi apresentado para outras turmas e também em ATPC para os professores na Sala de Informática.
A Escola Rogério participou da II Feira de Ciências e I Feira da Matemática da DER Itu, no CEUNSP, em dezembro de 2017 , com os alunos do EF e EM.
Professor de Química Tomaz Bortoletto e a aluna da 3ª série A, Heloísa Borges obtiveram o primeiro lugar, com o Projeto sobre "Investigação forense e pericia criminal" ,
______________________________________________________
PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Alunos doS 9º anos , estiveram em novembro de 2017,
na Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Itu, Parque Taboão, onde receberam o Certificado de Capacitação de Agentes Socioambientais,
pela implementação do Projeto Educação Ambiental na escola.
O projeto visa contribuir para a resolução dos problemas ambientais com o objetivo de estabelecer o desenvolvimento sustentável no futuro. Na Escola, esses alunos promoveram palestras para outras turmas , onde orientaram sobre a importância do "Cuidar para não faltar", e implementaram lixeiras de lixo reciclável em cada sala de aula.
Os alunos dos 9º anos do EF , desenvolveram outros 5 Projetos na escola ligados ao Meio ambiente, que também foram apresentados na IFCIÊNCIA ,em outubro de 2017, sob a orientação dos Professores Kelsen e Mariana :
Captação de Água de Chuva
- Cortina verde
- Jardim Sensorial
- Umificador Ecológico
- Quiz Rogério
Dentre os projetos desenvolvidos, conquistaram o
2º lugar com o Projeto Cortina Verde,
e uma menção honrosa no Projeto do Umidificador Ecológico.
______________________________________________________
PROJETO MOTIVAÇÃO
Palestra Motivacional para os professores com a Professora e Psicóloga Angélica Cristina Soares e seu irmão , também psicólogo Marcos Rafael Soares
TEMA : PROFISSÃO PROFESSOR
______________________________________________________
PROJETO "PAZ"
Os alunos dos 7º anos do EF, desenvolveram e participaram do Projeto PAZ, promovido anualmente pelo Lions Clube Internacional, na confecção e exposição de cartazes incentivando a PAZ, sendo que, um dos cartazes foi premiado e escolhido para representar o Município de Itu a nível nacional
PROJETO "PAZ"
Os alunos dos 7º anos do EF, desenvolveram e participaram do Projeto PAZ, promovido anualmente pelo Lions Clube Internacional, na confecção e exposição de cartazes incentivando a PAZ, sendo que, um dos cartazes foi premiado e escolhido para representar o Município de Itu a nível nacional