Programa Ensino Médio Inovador
O Programa Ensino
Médio Inovador - ProEMI tem o objetivo de apoiar e fortalecer o desenvolvimento
de propostas curriculares flexíveis e inovadoras com foco em práticas
pedagógicas interdisciplinares. Neste sentido o que a secretária considera por
um currículo Flexível?
Um currículo flexível é um meio eficiente para a promoção da plena
cidadania, além de conferir identidade à etapa final da Educação Básica.
Flexibilizar significa assegurar aos alunos o desenvolvimento de competências e
habilidades necessárias ao prosseguimento de estudos bem como a ampliação das
condições para a empregabilidade, ambos alinhados a suas escolhas com relação
às áreas de conhecimento e de acordo com seu projeto de vida.
Como a organização do currículo e da matriz curricular do Ensino
Médio proposta pela secretaria pode favorecer a flexibilização das práticas
curriculares nas Unidades Escolares participantes do Programa? Enviar para
coem@mec.gov.br a orientação e matriz (es) curricular (es) do Ensino Médio
proposto(s) pela secretaria.
Dada uma nova possibilidade de
organização do currículo e da matriz curricular para o Ensino Médio, a partir
das definições da Base Nacional Comum Curricular, bem como a MP 746/16, a
Secretaria de Educação de São Paulo pretende:
- possibilitar o acesso dos
alunos a ênfases curriculares, temáticas e estratégias metodológicas que possam
despertar o interesse dos estudantes, oferecendo um menu de disciplinas e
projetos, estruturados em áreas de interesse, na modalidade on line ou
presencial;
-flexibilizar os percursos
curriculares do Ensino Médio, ampliando a margem da escolha dos estudantes em
relação aos seus itinerários formativos;
- ampliar as possibilidades de
uso de novos recursos tecnológicos.
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Quais as principais ações, projetos e estratégias que serão
desenvolvidas pela Secretaria para implantação do ProEMI quanto À FORMAÇÃO:
Orientar os Supervisores de
Ensino e os Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico (PCNP) das
Diretorias de Ensino Regionais quanto aos objetivos e finalidades do Programa,
bem como suas Normas e Fundamentações legais via boletins, videoconferências e
videoaulas.
Quais as principais ações, projetos e estratégias que serão
desenvolvidas pela Secretaria para implantação do ProEMI quanto AO
ACOMPANHAMENTO/MONITORAMENTO:
Analisar os relatórios de
atividades enviados periodicamente pelos articuladores via sistema PDDE
interativo, a fim de orientar as escolas a atenderem as prioridades baseadas
nos dados sobre resultados da aprendizagem, ficando a cargo dos interlocutores
das Diretorias de Ensino (Supervisores de Ensino e PCNP) a parte de
acompanhamento físico com as escolas participantes.
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Quais as principais ações, projetos e estratégias que serão desenvolvidas
pela Secretaria para implantação do ProEMI quanto À AVALIAÇÃO DO PROGRAMA:
A avaliação e acompanhamento do
Programa serão realizados por meio do Sistema PDDE Interativo.
Elaborar um instrumento de
avaliação em processo para intervir nas possíveis problematizações, buscando
orientar os interlocutores e esses, as escolas, a ser enviado trimestralmente,
através do Google Docs.
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Quais as principais ações, projetos e estratégias que serão
desenvolvidas pela Secretaria para implantação do ProEMI quanto À AVALIAÇÃO DE
APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES:
Acompanhamento dos indicadores de
desempenho escolar (dados do IDESP).
Partir de um diagnostico inicial
e em seguida compara-lo com os resultados das avaliações posteriores ao
desenvolvimento do programa.
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Para secretaria quais são as principais orientações que as unidades
escolares deverão observar para elaborarem suas Propostas de Redesenho
Curricular - PRC?
A coerência entre o resultado
apresentado no diagnóstico e a Proposta de Redesenho Curricular.
Análise do contexto escolar e
envolvimento democrático da comunidade escolar, com participação do conselho;
Alinhamento das ações do PRC com
o Projeto Político-Pedagógico da escola;
Contemplar as dimensões do Mundo
do Trabalho;
Estimular o protagonismo juvenil
na escola;
Enfatizar a
interdisciplinaridade, a pesquisa técnico-científica e questão da sustentabilidade
socioambiental;
Mencionar a importância do
desenvolvimento cultural e a pluralidade das diversas formas de manifestações
artísticas;
Inserir a língua estrangeira e o
contato físico com as tecnologias educacionais, priorizando o uso de mídias;
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Utilize este campo para registrar algo que considera relevante como
informação às unidades escolares e que não foi contemplado nas questões
anteriores.
Circulo
de estudos e debates das leituras e estudos das resoluções, normas e
fundamentações legais, além do documento orientador
Proposta de Redesenho Curricular
1 - Acompanhamento Pedagógico
(Língua Portuguesa e Matemática)
Estudo da estrutura do texto opnativo e dissertativo. Estudo das possibilidades de representação gráfica e jogos de construção:
Adequação de espaço para prática
de leitura em ambiente arborizado, acolhedor e estruturado, proporcionando mais
conforto e prazer para desenvolvimento
da atividade.
Construção de textos
argumentativos e dissertativos sustentação e fundamentação ao defender um ponto
de Vista.
habituar-se com a linguagem
matemática direcionados aos procedimentos de pesquisa para coleta de dados que
serão utilizados na elaboração de gráficos, tabelas, planilhas.... ao defender
um ponto de vista.
2 - Iniciação Científica e Pesquisa
Estudo de Procedimentos,
forma de organização, formas de registro e apresentação do objeto estudado:
Definição de temas(delimitação) e procedimentos pertinentes.
Tipos de pesquisa, suas fontes e formas de registro
adequada.
Análise dos resultados.
Formas de socialização dos resultados
3 - Mundo do Trabalho
Profissões
e profissionais no mundo contemporâneo:
Profissões e profissionais no
mundo contemporâneo: a partir das áreas de conhecimento, levantar as
possibilidades.
Excursões à feiras de profissionais e profissões.
- EXCURSÃO PARA AS 3ª SÉRIES DO EM : 13/04/2018
130 ALUNOS
MEMORIAL DA RESISTÊNCIA
- EXCURSÃO PARA AS 3ª SÉRIES DO EM : 13/04/2018
130 ALUNOS
SHOW DA FÍSICA NA USP
4 - Protagonismo Juvenil
Socialização do conhecimento produzido:
Organização e
apresentação de seminários temáticos distribuídos por temas em diferentes
espaços, de forma tal que todos participem e interajam com os temas de
interesse.
5 - Comunicação, Uso de Mídias e Cultura Digital
Criar um laboratório/oficina
de mídia para divulgação e socialização das pesquisas: