PROEMI




Programa Ensino Médio Inovador


O Programa Ensino Médio Inovador - ProEMI tem o objetivo de apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares flexíveis e inovadoras com foco em práticas pedagógicas interdisciplinares. Neste sentido o que a secretária considera por um currículo Flexível?
Um currículo flexível é um meio eficiente para a promoção da plena cidadania, além de conferir identidade à etapa final da Educação Básica. Flexibilizar significa assegurar aos alunos o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao prosseguimento de estudos bem como a ampliação das condições para a empregabilidade, ambos alinhados a suas escolhas com relação às áreas de conhecimento e de acordo com seu projeto de vida.
 -------------------
Como a organização do currículo e da matriz curricular do Ensino Médio proposta pela secretaria pode favorecer a flexibilização das práticas curriculares nas Unidades Escolares participantes do Programa? Enviar para coem@mec.gov.br a orientação e matriz (es) curricular (es) do Ensino Médio proposto(s) pela secretaria.
Dada uma nova possibilidade de organização do currículo e da matriz curricular para o Ensino Médio, a partir das definições da Base Nacional Comum Curricular, bem como a MP 746/16, a Secretaria de Educação de São Paulo pretende:
- possibilitar o acesso dos alunos a ênfases curriculares, temáticas e estratégias metodológicas que possam despertar o interesse dos estudantes, oferecendo um menu de disciplinas e projetos, estruturados em áreas de interesse, na modalidade on line ou presencial;
-flexibilizar os percursos curriculares do Ensino Médio, ampliando a margem da escolha dos estudantes em relação aos seus itinerários formativos;
- ampliar as possibilidades de uso de novos recursos tecnológicos.
---------------------

Quais as principais ações, projetos e estratégias que serão desenvolvidas pela Secretaria para implantação do ProEMI quanto À FORMAÇÃO:
Orientar os Supervisores de Ensino e os Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico (PCNP) das Diretorias de Ensino Regionais quanto aos objetivos e finalidades do Programa, bem como suas Normas e Fundamentações legais via boletins, videoconferências e videoaulas.
Quais as principais ações, projetos e estratégias que serão desenvolvidas pela Secretaria para implantação do ProEMI quanto AO ACOMPANHAMENTO/MONITORAMENTO:
Analisar os relatórios de atividades enviados periodicamente pelos articuladores via sistema PDDE interativo, a fim de orientar as escolas a atenderem as prioridades baseadas nos dados sobre resultados da aprendizagem, ficando a cargo dos interlocutores das Diretorias de Ensino (Supervisores de Ensino e PCNP) a parte de acompanhamento físico com as escolas participantes.
----------------------------
Quais as principais ações, projetos e estratégias que serão desenvolvidas pela Secretaria para implantação do ProEMI quanto À AVALIAÇÃO DO PROGRAMA:
A avaliação e acompanhamento do Programa serão realizados por meio do Sistema PDDE Interativo.
Elaborar um instrumento de avaliação em processo para intervir nas possíveis problematizações, buscando orientar os interlocutores e esses, as escolas, a ser enviado trimestralmente, através do Google Docs.
---------------------------
Quais as principais ações, projetos e estratégias que serão desenvolvidas pela Secretaria para implantação do ProEMI quanto À AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES:
Acompanhamento dos indicadores de desempenho escolar (dados do IDESP).
Partir de um diagnostico inicial e em seguida compara-lo com os resultados das avaliações posteriores ao desenvolvimento do programa.
----------------------
Para secretaria quais são as principais orientações que as unidades escolares deverão observar para elaborarem suas Propostas de Redesenho Curricular - PRC?
A coerência entre o resultado apresentado no diagnóstico e a Proposta de Redesenho Curricular.
Análise do contexto escolar e envolvimento democrático da comunidade escolar, com participação do conselho;
Alinhamento das ações do PRC com o Projeto Político-Pedagógico da escola;
Contemplar as dimensões do Mundo do Trabalho;
Estimular o protagonismo juvenil na escola;
Enfatizar a interdisciplinaridade, a pesquisa técnico-científica e questão da sustentabilidade socioambiental;
Mencionar a importância do desenvolvimento cultural e a pluralidade das diversas formas de manifestações artísticas;
Inserir a língua estrangeira e o contato físico com as tecnologias educacionais, priorizando o uso de mídias;
---------------------------
Utilize este campo para registrar algo que considera relevante como informação às unidades escolares e que não foi contemplado nas questões anteriores.

Circulo de estudos e debates das leituras e estudos das resoluções, normas e fundamentações legais, além do documento orientador


Proposta de Redesenho Curricular


    1 - Acompanhamento Pedagógico      

(Língua Portuguesa e Matemática)


Estudo da estrutura do texto opnativo e dissertativo. Estudo das possibilidades de representação gráfica e jogos de construção:  

Adequação de espaço para prática de leitura em ambiente arborizado, acolhedor e estruturado, proporcionando mais conforto e prazer  para desenvolvimento da atividade.
Construção de textos argumentativos e dissertativos sustentação e fundamentação ao defender um ponto de Vista.
habituar-se com a linguagem matemática direcionados aos procedimentos de pesquisa para coleta de dados que serão utilizados na elaboração de gráficos, tabelas, planilhas.... ao defender um ponto de vista.










- Serviços de marcenaria para conserto : cadeiras da sala multimídia






2 - Iniciação Científica e Pesquisa 

Estudo de Procedimentos, forma de organização, formas de registro e apresentação do objeto estudado:

Definição de temas(delimitação) e procedimentos pertinentes.
Tipos de pesquisa, suas fontes e formas de registro adequada.
Análise dos resultados.
Formas de socialização dos resultados










3 - Mundo do Trabalho 

Profissões e profissionais no mundo contemporâneo:

Profissões e profissionais no mundo contemporâneo: a partir das áreas de conhecimento, levantar as possibilidades.
Excursões à feiras de profissionais e profissões.

- EXCURSÃO PARA AS 3ª SÉRIES DO EM : 13/04/2018 
  130 ALUNOS





                                                MEMORIAL DA RESISTÊNCIA





SHOW DA FÍSICA NA USP


4 - Protagonismo Juvenil 


Socialização do conhecimento produzido: 


Organização e apresentação de seminários temáticos distribuídos por temas em diferentes espaços, de forma tal que todos participem e interajam com os temas de interesse.




5 - Comunicação, Uso de Mídias e Cultura Digital 

Criar um laboratório/oficina de mídia para divulgação e socialização das pesquisas: