segunda-feira, 15 de abril de 2019

DOMINÓ TRIGONOMÉTRICO

             O objetivo da dinâmica de jogar Dominó Trigonométrico, nas aulas de Matemática é despertar nos alunos uma motivação que os auxilie e estimule a compreender o conceito de seno, cosseno e tangente dos ângulos notáveis e de ângulos agudos no triângulo retângulo.
 Tentar construir com eles a ideia de como é feito o cálculo desses valores, de uma forma lógica e rápida, tendo em vista que os mesmos já tem uma base conceitual deste conteúdo.
Proporcionar através de uma situação lúdica, onde os alunos necessitam trabalhar com o teorema de Pitágoras com a relação fundamental da trigonometria, uma capacitação do mesmo no seu raciocínio lógico e na aplicação desses conceitos em situações-problema.
           O jogo é formado por trinta e cinco peças, sendo que vinte e oito delas podem ser usadas em ambos os segmentos, e as outras sete podem ser substituídas para aumentar o nível de complexidade, no caso da atividade ser realizada voltada para o ensino médio.
          O educador com essa atividade lúdica estimula o aluno a pensar no conteúdo ensinado de forma mais abrangente e a fixá-lo de uma maneira mais atrativa. Pois, para que o jogo decorra é necessário que o aprendiz desenvolva o seu pensamento e saiba reconhecer as relações métricas no triângulo, efetuar pequenos cálculos e relacionar ângulos em radianos e graus. Além disso, o educando deve ser capaz de criar e inovar soluções adequadas e não apenas reproduzir o que lhes foi apresentado.


 





Alunos das 2ª séries do EM, jogaram Dominó Trigonométrico, nas aulas de Matemática com a Professora Tania

Nenhum comentário:

Postar um comentário