sexta-feira, 31 de maio de 2019

"CADERNO DE RECORTES"

Plano de Melhoria  
MMR
1ª ação: Implementar o caderno de recortes desenvolvendo a leitura e a escrita  de forma interdisciplinar

Diante dos novos desafios da nossa educação, precisamos nos motivar e nos reinventar dentro deste atual contexto social. Focando nas 4 premissas apontadas pela UNESCO para a educação contemporânea e  nas dez competências da BNCC, estamos começando nossa  primeira ação para o MMR 2019 na Escola Rogério: o Caderno de Recortes

OBJETIVO
O Objetivo do Caderno de Recortes é ampliar os procedimentos da leitura através de dicas, vocabulários, leituras, relatórios,organização e tabulação de dados, sínteses, análises, suposições, desenhos, gráficos, problemas, entre outros; visando desenvolver um novo repertório para uma compreensão mais global, interpretando não só o que encontra no texto, como a integração de todas as disciplinas e conteúdos, despertando a curiosidade, a reflexão, o senso crítico e a interação com o outro e com o meio em gera, para a autonomia e o respeito  na construção de um mundo melhor.

 Esse envolvimento conjunto e interdisciplinar, aplicado dos 6º anos do ensino fundamental até A 3ª série do ensino médio, atrela uma nova  prática educativa, de Interpretação  em todas as áreas de conhecimento,  integrando na vida escolar os assuntos e acontecimentos sobre o mundo que cerca nosso aluno através de procedimentos de pesquisa, leitura, estudos, 
contextualização e socialização.

As 4 premissas da UNESCO
 para a educação contemporânea:

APRENDER A CONHECER – saberes que permitem compreender o mundo;
APRENDER A FAZER – desenvolvimento de habilidades e o estímulo ao surgimento de novas aptidões;
APRENDER A CONVIVER – aprender a viver juntos, desenvolvendo o conhecimento do outro e a percepção das interdependências;
APRENDER A SER – preparar o indivíduo para elaborar pensamentos autônomos e críticos; exercitar a liberdade de pensamento, discernimento, sentimento e imaginação.


10 COMPETÊNCIAS DA BNCC





NOTÍCIAS SOCIALIZADAS PELO 7º ANOS







 





ADAPTAÇÃO CURRICULAR - FUNÇÕES TÁTEIS

Aula de Ciências, 9º ano A ,com a Profª Camila

Sistema nervoso e seus estímulos. 
Construção do neurônio e de uma língua com funções táteis para o aluno Abel, 9º ano A, com baixa visão, confeccionados pela Professora  adjunta Ana Lúcia.




Abaixo, o sistema endócrino e suas glândulas com funções táteis para ajudar na compreensão e localização do aluno Abel com baixa visão.Também confeccionado pela Profª adjunta Ana Lúcia.