Perfil

Escola Estadual

"Prof. Rogério Lázaro Toccheton"



Diretoria de Ensino de Itu

Nossa Escola



ATOS OFICIAIS
A Escola foi criada pelo Decreto Nº 16.903 de 20/04/1981, publicado no DOE do Estado de São Paulo em 21/04/1981, página 1, e tem sua alteração de EEPG para E.E. com base no Parecer CEE 67/98 aprovado em 18/03/98 publicado em 21/03/98.
HISTÓRICO
Professor Rogério Lázaro Toccheton,
Um homem cuja fidelidade, lealdade e amor o enobrecem.
Nasceu em 04 de fevereiro de 1920 vindo a falecer em 24 de julho de 1981. Seus progenitores foram: Alexandre Toccheton e Cezarina dos Santos Toccheton.
O dia do Patrono é comemorado no dia 12 de setembro, porque foi o dia em que o Professor Rogério entrou pela primeira vez em uma sala de aula para lecionar.

Cursou o primário no Grupo Escolar “Dr. Cesário Mota”; o ginasial no Ginásio do Estado de Itu, atual EE. “Regente Feijó” (1935-1939); o curso normal na Escola Normal Municipal de Sorocaba (1940-1941); o colegial na EECE Regente Feijó de Itu (1949-1950); curso superior na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Nossa Senhora do Patrocínio, com habilitação em Ciências Físicas e Biológicas; o mestrado na Universidade Mackenzie-SP, Estudos de Problemas Brasileiros; cursou também Administração Escolar na Escola Regente Feijó (1960-1961) e Auxiliar de Comércio, o qual não concluiu o curso no Instituto Borges de Artes e Ofícios (IBAO).

Profissionalmente foi Professor do Curso Noturno Municipal de Educação de Adultos no Grupo Escolar “Dr. Cesário Mota”. Professor da Escola Regimental – 2º RO 105 (Regimento de Obuses – 105 mm).
Professor do Grupo Escolar da Vila Padre Bento, atualmente EE. “Professor Cícero de Siqueira Campos”onde instalou e dirigiu a mesma por diversas vezes, e também lá se aposentou. Professor de Ciências e de Matemática da EE “Regente Feijó”.
Professor e Diretor do Instituto Borges de Artes e Ofícios (IBAO); e Professor de Estudos de Problemas Brasileiros da Faculdade de Direito de Itu.Exerceu ainda outras atividades: Presidente do Conselho Municipal de Cultura em dois Governos Municipais em Itu; fundador da APAE de Itu.
Na imprensa, redator do Jornal “A Cidade de Itu” e “A Federação”; Vários trabalhos publicados em diversos Jornais e Revistas, sempre versando sobre Vultos Nacionais e Problemas Brasileiros; Presidente do Grêmio Colegial “Conselheiro Paula Souza e Melo”, do Colégio Estadual “Regente Feijó” (1950); e Suplente de Vereador da Câmara Municipal de Itu (1973-1976).
Prof. Rogério, não deixou morrer seu ideal por um Brasil melhor .
Ele continua imortal através da nossa escola.