terça-feira, 13 de junho de 2017

EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA

Os alunos dos 8º anos do EF, vivenciaram a experiência de uma aula de Educação Física Adaptada para cegos.

A experiência teve a coordenação da Professora de Ed. Física Viviane, em parceria com a Escola de Cegos Santa Luzia de Itu, onde o Prof. Edvaldo Bueno de Oliveira, especialista em mobilidade para portadores de deficiências, compareceu à escola e realizou diversas atividades com os alunos, que puderam sentir um pouco das dificuldades encontradas no dia a dia pelos portadores de deficiências visuais.
Foi um experiência marcante e grande sensibilização.





 Pra saber um pouco mais...

Durante muitos anos, uma das principais lacunas na educação da pessoa cega e deficiente visual foi a sua independência locomotora, ou seja, a sua Orientação e Mobilidade. Desde os primórdios da história, a locomoção do cego é citada ou em desenhos ou pôr escritas. Uns dos primeiros relatos é o do profeta Isaac, que ficou cego depois de uma certa idade e se deslocava com facilidade pêlos campos com seu cajado de pastor, sendo assim, uma das primeiras bengalas da história. 
A Orientação e Mobilidade pode ser definida como um conjunto de capacidades e técnicas especificas que permitem à pessoa deficiente visual conhecer, relacionar-se e deslocar-se com independência.
Entende se por Orientação o processo do uso dos sentidos para reconhecer e estabelecer sua posição em relação ao meio e a seu redor. Mobilidade é o movimento realizado com segurança e eficiência através do emprego de técnicas apropriadas de exploração e proteção.
A Orientação e Mobilidade utiliza-se de técnicas especificas de proteção e exploração, afim do indivíduo se locomover com segurança e independência. As principais técnicas são: Proteções, Guia Vidente e técnicas da bengala longa (técnicas de Hoover).
A Orientação e Mobilidade é de importância vital para o deficiente visual devido aos benefícios psicológicos, físico, social e econômico e principalmente dando a pessoa o seu direito de ir e vir como um cidadão comum
“O maior drama do cego é o imobilismo”, Helen Keller.