sexta-feira, 31 de maio de 2019

"CADERNO DE RECORTES"

Plano de Melhoria  
MMR
1ª ação: Implementar o caderno de recortes desenvolvendo a leitura e a escrita  de forma interdisciplinar

Diante dos novos desafios da nossa educação, precisamos nos motivar e nos reinventar dentro deste atual contexto social. Focando nas 4 premissas apontadas pela UNESCO para a educação contemporânea e  nas dez competências da BNCC, estamos começando nossa  primeira ação para o MMR 2019 na Escola Rogério: o Caderno de Recortes

OBJETIVO
O Objetivo do Caderno de Recortes é ampliar os procedimentos da leitura através de dicas, vocabulários, leituras, relatórios,organização e tabulação de dados, sínteses, análises, suposições, desenhos, gráficos, problemas, entre outros; visando desenvolver um novo repertório para uma compreensão mais global, interpretando não só o que encontra no texto, como a integração de todas as disciplinas e conteúdos, despertando a curiosidade, a reflexão, o senso crítico e a interação com o outro e com o meio em gera, para a autonomia e o respeito  na construção de um mundo melhor.

 Esse envolvimento conjunto e interdisciplinar, aplicado dos 6º anos do ensino fundamental até A 3ª série do ensino médio, atrela uma nova  prática educativa, de Interpretação  em todas as áreas de conhecimento,  integrando na vida escolar os assuntos e acontecimentos sobre o mundo que cerca nosso aluno através de procedimentos de pesquisa, leitura, estudos, 
contextualização e socialização.

As 4 premissas da UNESCO
 para a educação contemporânea:

APRENDER A CONHECER – saberes que permitem compreender o mundo;
APRENDER A FAZER – desenvolvimento de habilidades e o estímulo ao surgimento de novas aptidões;
APRENDER A CONVIVER – aprender a viver juntos, desenvolvendo o conhecimento do outro e a percepção das interdependências;
APRENDER A SER – preparar o indivíduo para elaborar pensamentos autônomos e críticos; exercitar a liberdade de pensamento, discernimento, sentimento e imaginação.


10 COMPETÊNCIAS DA BNCC





NOTÍCIAS SOCIALIZADAS PELO 7º ANOS







 





ADAPTAÇÃO CURRICULAR - FUNÇÕES TÁTEIS

Aula de Ciências, 9º ano A ,com a Profª Camila

Sistema nervoso e seus estímulos. 
Construção do neurônio e de uma língua com funções táteis para o aluno Abel, 9º ano A, com baixa visão, confeccionados pela Professora  adjunta Ana Lúcia.




Abaixo, o sistema endócrino e suas glândulas com funções táteis para ajudar na compreensão e localização do aluno Abel com baixa visão.Também confeccionado pela Profª adjunta Ana Lúcia.



quinta-feira, 30 de maio de 2019

CÉLULAS COMESTÍVEIS

Os alunos  do 7º ano D, no conteúdo de Ciências, sobre células aninais e vegetais, contextualizaram o que aprenderam, de uma forma diferente e criativa.
Eles construíram células comestíveis.
 Fizerem em casa trouxeram para socializar em sala de aula.
Foi uma aula deliciosa, sob a orientação 
da professora Angela Tonon!!!






ARTE - EXPRESSANDO ATRAVÉS DA MODA













quarta-feira, 29 de maio de 2019

GRUPO DE ESTUDOS

Os alunos dos 9º anos do ensino fundamental, começaram na segunda-feira dia 27/05 um Grupo de Estudos com alunos monitores.
O grupo foi uma iniciativa dos próprios alunos que decidiram se reunir para estudar e auxiliar os colegas que tem  dificuldade de aprendizagem em diversas disciplinas..
Haverá "aulas de estudo" todas as segundas, terças e quartas das 18 às 19h.






CONSTRUÇÃO DE CÉLULAS 3D

Na última quarta-feira, dia 29/05, naaula de Ciências com a professora Camila, os alunos dos 7º anos , fizeram atividades prática de Construção de Células 3D.
As atividades em grupo, foram desenvolvidas no Pergolado e no Pátio da escola, contextualizando o que aprenderam em sala dentro do currículo. 

MARAVILHOSOS TRABALHOS!!!








DIA DO DESAFIO


O Dia do Desafio chega a sua 25ª edição com atividades em vários países da América Latina

Na última quarta-feira de maio, diferentes cidades da América Latina se enfrentam em uma competição amigável na qual a população é incentivada a praticar atividades físico-esportivas ao longo do dia. 
O município que conseguir mobilizar o maior número de participantes em relação a sua população total vence o desafio.
Neste ano a cidade de Itu fará uma disputa dupla contra Arapongas, no Paraná e San Pedro, na Guatemala.



A Escola Rogério mobilizou  alunos entre o período da manhã e da tarde em atividades diversas como:

 Caminhadas com tema Maio Amarelo


                           Jogos recreativos de queimada


                                               Dança



MAIO AMARELO

             
                                         
Os alunos das 2ª e 3ª séries do EM, participaram de uma caminhada e em seguida da palestra sobre 
"Maio Amarelo, no transito, o sentido é a vida"  com a palestrante Roberta Mantovani, realizada na Prefeitura Municipal de Itu.
O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. 
O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. 
A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.