A Festa Junina interna, foi realizada no dia 23 de junho, com grande confraternização entre alunos, professores, equipe gestora e funcionários.
segunda-feira, 26 de junho de 2017
terça-feira, 20 de junho de 2017
SUSTENTABILIDADE
Os alunos do 9º ano do EF apresentaram, o trabalho de Pesquisa
realizado na aula de Ciências com o Prof. Kelsen sobre Sustentabilidade, uso consciente da água e a
importância da reciclagem.
Novas atividades e ações ocorrerão
no 2º semestre/2017
quarta-feira, 14 de junho de 2017
CONTEXTUALIZAÇÃO DA CULTURA MEXICANA
A professara de Língua Portuguesa dos 8º anos do EF, realizou com os alunos um estudo que envolveu diversas pesquisas sobre a Cultura Mexicana, seus costumes, comidas, tradição e o dia dos mortos.
Ao final dos trabalhos fizeram um encerramento degustando algumas comidas e bebidas mexicanas, como pimentas, guacamole, água aromatizada com Hibisco e frutas,
Houve também a distribuição de chaveiro com caveiras,
‘La Catrina’, tradicional na cultura deles
Pra saber um pouco mais...
O Dia de Muertos (Dia dos Mortos) mais conhecido, é o mexicano e por ali a comemoração começou antes da chegada dos colonizadores espanhóis.
Além de um dia de lembranças e saudade, o dia de Finados pode ser também um dia de festa, pelo menos no México e alguns outros países, onde é celebrado com música, fantasias, apresentações teatrais, caveiras bem simpáticas e muita alegria.
A festividade mexicana é declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura)
A festividade mexicana é declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura)
terça-feira, 13 de junho de 2017
EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA
Os alunos dos 8º anos do EF, vivenciaram a experiência de uma aula de Educação Física Adaptada para cegos.
A experiência teve a coordenação da Professora de Ed. Física Viviane, em parceria com a Escola de Cegos Santa Luzia de Itu, onde o Prof. Edvaldo Bueno de Oliveira, especialista em mobilidade para portadores de deficiências, compareceu à escola e realizou diversas atividades com os alunos, que puderam sentir um pouco das dificuldades encontradas no dia a dia pelos portadores de deficiências visuais.
Foi um experiência marcante e grande sensibilização.
Pra saber um pouco mais...
Durante muitos anos, uma das principais lacunas na educação da pessoa cega e deficiente visual foi a sua independência locomotora, ou seja, a sua Orientação e Mobilidade. Desde os primórdios da história, a locomoção do cego é citada ou em desenhos ou pôr escritas. Uns dos primeiros relatos é o do profeta Isaac, que ficou cego depois de uma certa idade e se deslocava com facilidade pêlos campos com seu cajado de pastor, sendo assim, uma das primeiras bengalas da história.
A Orientação e Mobilidade pode ser definida como um conjunto de capacidades e técnicas especificas que permitem à pessoa deficiente visual conhecer, relacionar-se e deslocar-se com independência.
A Orientação e Mobilidade pode ser definida como um conjunto de capacidades e técnicas especificas que permitem à pessoa deficiente visual conhecer, relacionar-se e deslocar-se com independência.
Entende se por Orientação o processo do uso dos sentidos para reconhecer e estabelecer sua posição em relação ao meio e a seu redor. Mobilidade é o movimento realizado com segurança e eficiência através do emprego de técnicas apropriadas de exploração e proteção.
A Orientação e Mobilidade utiliza-se de técnicas especificas de proteção e exploração, afim do indivíduo se locomover com segurança e independência. As principais técnicas são: Proteções, Guia Vidente e técnicas da bengala longa (técnicas de Hoover).
A Orientação e Mobilidade é de importância vital para o deficiente visual devido aos benefícios psicológicos, físico, social e econômico e principalmente dando a pessoa o seu direito de ir e vir como um cidadão comum
“O maior drama do cego é o imobilismo”, Helen Keller.segunda-feira, 5 de junho de 2017
SEMANA DO MEIO AMBIENTE
No dia 5 dejunho , os alunos das 1ª séries do Ensino Médio, participaram da Palestra de abertura da Semana do Meio ambiente realizada na Prefeitura Municipal de Itu.
A palestra foi proferida pelo diretor de mananciais do Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Jundiaí, Martim Ribeiro, com o tema “Situação dos Recursos Hídricos e Nascentes”.
Os alunos puderam conhecer projetos realizados em Jundiaí quanto ao cuidado com as nascentes, preservação e mapeamento de Apa’s (Áreas de Proteção Ambiental) e crescimento urbano.
quinta-feira, 1 de junho de 2017
EIXO HISTÓRICO DE ITU
Os alunos dos 9º anos do ensino fundamental visitaram o Eixo Histórico de Itu, orientados pela Professora de História Ana Maria Pinholato.
O aprendizado se estendeu para as aulas de Língua Portuguesa das turmas, com as professora Irene e Patrícia.
Assinar:
Postagens (Atom)