Contato

Escola Estadual

"Prof. Rogério Lázaro Toccheton"

Diretoria de Ensino de Itu






ATOS OFICIAIS

             A Escola foi criada pelo Decreto Nº 16.903 de 20/04/1981, denominada
de EEPG da Vila São Luiz,  publicado no DOE do Estado de São Paulo
em 21/04/1981, página1.
            Em  24 DE MARÇO DE 1982  através da Lei 3.243, dá-se a denominação de EEPG “Prof. Rogério Lázaro Toccheton” à Escola Estadual de 1º Grau da Vila São Luiz de Itu.

            Com base no Parecer CEE 67/98 aprovado em 18/03/98 publicado em 21/03/98, tem sua alteração de EEPG para E.E., passando assim a ser denominada  EE “PROF. ROGÉRIO LÁZARO TOCCHETON”.
        



HISTÓRICO



    Rogério Lázaro Toccheton, nasceu em 04 de fevereiro de 1920, na cidade de Itu, São Paulo. Filho de Alexandre Toccheton e Cezarina dos Santos Toccheton. Era o irmão mais velho de uma família de 7 filhos.  De família católica,  participava na comunidade da Igreja do Bom Jesus, foi Congregado Mariano, membro da Cruzada Eucarística.
       Chamado carinhosamente por seus familiares de “Zinho”, gostava muito de esportes, porém, não praticava por ser fraco fisicamente. Considerado palmeirense “roxo”.
       Professor Rogério, solteiro, não tinha filhos, porém adorava os sobrinhos.
       Cursou o primário no Grupo Escolar “Dr. Cesário Mota”; o ginasial no Ginásio do Estado de Itu; o curso normal na Escola Normal Municipal de Sorocaba.
        Fez  o curso superior na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Nossa Senhora do Patrocínio, com habilitação em Ciências Físicas e Biológicas.
       Mestrado, na Universidade Mackenzie-SP, Estudos de Problemas Brasileiros; cursou também Administração Escolar na Escola Regente Feijó.
       Iniciou sua carreira de Professor, lecionando no Curso para Adultos no Grupo Escolar “Dr. Cesário Mota”, em 12 de setembro, razão pela qual comemoramos o “Dia do Patrono”, nesta data, na EE Prof. Rogério Lázaro Toccheton em Itu.
       Foi Professor da Escola Regimental do Exército, lecionou Estudos de Problemas Brasileiros na Faculdade de Direito de Itu, Professor e Diretor do Instituto Borges de Artes e Ofícios (IBAO).
       No Grupo Escolar Padre Bento, exerceu a função de Diretor Substituto.
       Outras atividades:
Ø  Presidente do Conselho Municipal de Cultura em dois Governos Municipais em Itu;
Ø  Fundador da APAE de Itu.
Ø  Redator do Jornal “A Cidade de Itu” e “A Federação”;
Ø  Presidente do Grêmio Colegial “Conselheiro Paula Souza e Melo”, do Colégio
Estadual “Regente Feijó”
Ø  Suplente de Vereador da Câmara Municipal de Itu.
      
       Por ironia do destino, o Professor Rogério Lázaro, na noite do dia 23 de julho de 1981, quando deixava  o Instituto Borges de Artes e Ofícios (IBAO), fora assaltado,  por um jovem que ao se aproximar, o reconheceu como sendo um ex aluno.  Ao chamá-lo pelo nome, o jovem se assustou e atirou no Professor Rogério.        Foi socorrido e levado a Santa Casa de
Misericórdia ainda com vida, vindo a falecer.
       Interrompeu sua trajetória aos 61 anos de idade, deixando discípulos que também aprenderam com o mestre, a respeitar, amar a Deus, à Pátria, à Família e à Sociedade.
      Da Escola fez um lar fraterno e cristão, deixando vínculos de profunda amizade entre os Mestres e Alunos, que se estenderam aos Pais, tornando-se querido de todos.

     Hoje, em 2017 ,  após 36 anos da sua partida,  ele continua imortal através da nossa querida Escola “Prof.  Rogério Lázaro Toccheton”.